Ventosaterapia






Ventosaterapia em São José (SC) é uma técnica muita procurada por atletas e esportistas em geral devido ao seu poder de acelerar a recuperação do corpo após longas jornadas de competição, esforços físicos e treinamentos


Ventosaterapia


A ventosaterapia é uma técnica terapêutica antiga que tem sido usada há milhares de anos em várias culturas ao redor do mundo. Sua origem remota é incerta, mas acredita-se que ela tenha se originado na China antiga, onde as primeiras referências escritas da ventosaterapia datam de 281 DC. A técnica também era usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos.

A evolução da técnica envolveu o uso de diferentes materiais para a fabricação das ventosas, como cerâmica, vidro, bambu e até mesmo chifres de animais. As ventosas modernas são geralmente feitas de vidro, acrílico ou silicone e são usadas em conjunto com outras técnicas de massagem.

Na ventosaterapia, as ventosas são colocadas na pele do paciente e são sugadas para dentro, criando uma pressão negativa. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática, aumentando a oxigenação das células e ajudando a eliminar as toxinas do corpo. A pressão negativa também pode ajudar a aliviar a tensão muscular e a dor.

Depois que as ventosas são removidas, muitas vezes aparecem manchas redondas na pele. Essas manchas podem variar de vermelho a roxo escuro e geralmente desaparecem dentro de uma semana. Acredita-se que a cor das manchas possa indicar o nível de toxinas no corpo. Por exemplo, manchas mais escuras podem indicar que o corpo está mais tóxico.

Os benefícios da ventosaterapia incluem a melhora da circulação sanguínea e linfática, o alívio da dor e da tensão muscular, o aumento da mobilidade articular e a redução do estresse e da ansiedade. A técnica também pode ser usada para tratar uma variedade de condições, como dores nas costas, dores de cabeça, artrite, asma, problemas digestivos e muito mais.

O terapeuta Vico Massagista é um profissional experiente em ventosaterapia e pode ajudar os pacientes a experimentar todos os benefícios dessa técnica antiga. Com anos de experiência e treinamento especializado, Vico pode personalizar os tratamentos para atender às necessidades individuais de cada paciente. Se você está procurando alívio da dor, uma maneira natural de melhorar a saúde e o bem-estar ou simplesmente deseja experimentar uma técnica terapêutica antiga, agende uma consulta com o Vico Massagista hoje mesmo!

Ventosaterapia: história, indicações, benefícios

Copos de acrílico, vidro, bambu ou cerâmica na pele para sugar a tensão, dor e estagnação de energia. Resumindo, esta é a função da ventosa (ou ventosa): uma prática muito antiga tradicionalmente usada pela medicina chinesa e posteriormente difundida no Ocidente onde hoje se tornou quase moda entre alguns desportistas e amantes das técnicas de cura orientais.

Ventosa: como apareceu no ocidente


A ventosa, importada da Ásia pelo médico austríaco e historiador da medicina Bernhard Aschner que na primeira metade do século passado adotou e divulgou algumas das terapias mais antigas do mundo, é uma prática que leva o nome do instrumento que utiliza, ao lembrar pequenos copos.


Ventosas: como funcionam e para que servem?


Disponíveis em diversos materiais, os copinhos são aplicados com ventosa em algumas partes do corpo para estimular a circulação sanguínea nesses pontos , eliminando toxinas e regenerando o corpo. Alguns atletas optam por esta prática para aliviar a tensão muscular após o treinamento ou competição.

A ideia, já difundida no século II d.C., é que com esse sistema os fluidos corporais sejam reativados evitando a estagnação simplesmente por atuar nas chamadas "zonas reflexas": algumas áreas do rosto, pés, costas energeticamente conectadas a outras áreas e a órgãos internos - os mesmos reconhecidos na acupuntura - estimulados para restaurar a harmonia e o equilíbrio por todo o corpo.

Os copos podem ser fixados ou executados ao longo de algumas linhas predeterminadas. Cada aplicação dura em média 5 a 10 minutos e em qualquer caso não ultrapassa os 20, para não cansar os pontos estimulados. Para garantir que os copos aderem com um efeito de sucção , eles geralmente aquecem antes da aplicação com o uso de uma chama colocada no interior: o calor é parte integrante da terapia. Mas há também uma ventosa fria mais moderna, praticada com copos de silicone - mais praticados em consultórios, clínica de estética, spas e centros de bem-estar - equipados com válvulas que garantem o efeito de sucção e que podem ser ajustadas de acordo com a força de sucção desejada.
Ventosa.

Benefícios e contraindicações


As dores reumáticas e a celulite parecem beneficiar-se com a ventosa (em salões de beleza que praticam é preferível um frio seguido de uma massagem de drenagem linfática), bem como alguma tensão muscular por stress ou tensão mental .

Sintomas dolorosos por umidade, frio ou traumas podem ser aliviados graças à ação em pontos estratégicos . Ansiedade , insônia , depressão , pensamentos obsessivos relaxam, de acordo com especialistas. Para um tipo de tratamento tradicional, é melhor entrar em contato com um profissional especializado. Mas devemos também levar em conta as contra - indicações dessa prática milenar;.

Na verdade, a ventosa deixa marcas circulares na pele de uma cor vermelho arroxeada que tendem a desaparecer em poucos dias. Definitivamente, não é recomendado em caso de astenia e fadiga, doenças do sangue, abrasões cutâneas e dermatose e na gravidez.

Ventosaterapia é uma forma de medicina alternativa em que uma sucção local é criada na pele. Faz parte das práticas terapêuticas externas da medicina chinesa (como a acupuntura, massagem chinesa, tuiná ou moxabustão)

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.