sexta-feira, 7 de agosto de 2015

VENTOSATERAPIA, O QUE É E PARA QUE SERVE?




A Ventosaterapia é uma técnica oriental milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica.


Ventosaterapia em São José SC - Vico Massagista e Quiropraxia (48) 3094-5746

                   


Sem tecnologia necessária para curar os males do corpo, os povos mais primitivos usavam recursos da natureza de forma terapêutica. Materiais como chifres de boi ou gomos de bambu foram usados como ventosas para forçar a saída do sangue impuro, uma forma de ativar a circulação




O QUE É VENTOSATERAPIA?


Baseado no princípio oriental "água parada apodrece" foi criada a ventosaterapia. Ela parte do fundamento de que a resistência contra a doença pode ser alcançada, induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos 14 meridianos ou em nódulos de reação positiva.

A ventosa tem a propriedade de limpar o sangue com toxinas que se acumulam. A estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerada pelas terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças.
Ventosaterapia é uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.



Resultado de imagem para ventosas terapeuticas
Ventosaterapia - Vico Massagista e Quiropraxia em São José (SC)
Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

                         

PARA QUE SERVE A VENTOSATERAPIA?


Apresenta ótimos resultados em tratamentos para dores musculares, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial, cefaleia, problemas digestivos, ou mesmo para desintoxicar o organismo. A pressão feita pelo terapeuta, em movimentos verticais e circulares, ativa a circulação, diminuindo as dores do corpo.
Geralmente, a ventosaterapia é associada a outros métodos, entre eles, massoterapia e shiatsu, como uma forma alternativa e nunca pode ser substituída pelo tratamento médico. Contra-indicaçõe: em casos de câncer, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas. E também em áreas onde o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas, além da região lombar em gestantes.

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem, acupuntura, reflexologia.

Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

Em alguns casos, o uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.

Durante a sessão, realizada em média por uma hora, são usadas ventosas de vários diâmetros, conforme a região tratada. Para o rosto, por exemplo, sempre são as menores, e assim por diante. Entre as mais conhecidas os modelos coreanas feitos de plástico e os chinesas de vidro com resistência térmica, próprios para serem usadas com fogo.
Ventosaterapia em São José SC - Vico Massagista e Quiropraxia (48) 3094-5746


          

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA?


Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:

  • Desintoxicar o Organismo
  • Lombalgias
  • Tratamentos para dores musculares
  • Dores abdominais
  • Cefaléia
  • Problemas Digestivos
  • Hipertensão Arterial

Em alguns casos, esta técnica também é utilizada na estética, como por exemplo, o uso da ventosaterapia para redução de medidas.


A ventosaterapia também é bastante eficiente em tratamentos estéticos, para celulite e gordura localizada. Ativando a circulação sanguínea e linfática, reduzindo a retenção de líquidos no organismo feminino. A ventosa associada com a massoterapia tem conseguido resultados impressionantes para redução da gordura localizada e, principalmente, das celulites.
Importante buscar um profissional habilitado, sempre um terapeuta holístico. 
     

CONCLUSÃO


No Brasil e nos países ocidentais, a ventosaterapia ainda sofre certo preconceito, pois muitas pessoas ainda creem que esta técnica dói e/ou deixa diversos hematomas no corpo.

Por mais que recomendamos técnicas terapêuticas em nosso blog, é muito importante conhecer a técnica a fundo devido suas aplicações. Sendo assim, é importante também conhecer as indicações e contraindicações da ventosaterapia.

É fundamental conversar com seu terapeuta para tirar qualquer dúvida em relação ao atendimento, benefícios que estas técnicas podem trazer, bem como seus efeitos.



Resultado de imagem para ventosas terapeuticas

Ventosaterapia - Vico Massagista e Quiropraxia em São José (SC)

         



Tags de busca - Google Inc - Saude e Terapias Alternativas - Santa Catarina - São José SC

Clínica de Massagem terapêutica (massoterapia) em São Jose SC para tratamento de dores: hérnia de disco; nervo ciático; torcicolo;  dores musculares, nas articulações, ombros, nas costas; lombares, no pescoço; tendinite; bursite; dormência e inchaço; pulso aberto; síndrome do túnel do carpo; desvio de coluna; alinhamento vertebral; estiramento musculares, ligamentares e tendões; luxações, contusões e torções-torceduras; fibromialgia; bico de papagaio; dores nos braços, mãos, pernas, joelhos, tornozelos e pés; outros desconfortos físicos. TRATAMENTOS E TERAPIAS: Massagem terapêutica, massagem desportiva, massagem relaxante,massagem feminina, relaxante masculina,   massagem para homem, Massagista masculino, Quiropraxia, Reflexologia, alinhamento vertebral, Seitai, Tuiná, Do-In, Shiatsu, Ventosaterapia, Acupuntura Auricular Auriculoterapia, . ATENDEMOS:  São José SC campinas, kobrasol, centro, ponta de baixo, barreiros, areias, bela vista, floresta, praia comprida, roçado, centro histórico, potecas, forquilhinhas, serraria, são luiz, av. das torres, jardim janaina, sertão do maruim, bosque das mansões, fazenda do max, fazenda santo antonio,pedregal, real parque, jardim cidade de florianopolis, ipiranga, nossa senhora do rosario, distrito industrial, picadas do sul, flor de napolis, morro do avai, forquilhas; Florianópolis - Floripa, capoeiras, jardim atlantico, balneario, estreito, coqueiros, centro, agronomica, trindade, itacorubi, saco dos limões, pantanal, santa monica, corrego grande, pantanal; Biguaçu centro, jardim janaina, morro da bina, fundos, mar das pedras, boa vista, dalmolin, vendaval; Palhoça Albardão,Aririú,Aririú da Formiga,Barra do Aririú,Brejarú,Caminho Novo,Casqueiro,Coloninha,azenda Santa Cruz, Furadinho,Guarda do Cubatão,Jaqueira,Maciambu Grande,Maciambu ,Pequeno,Marivone, Morretes,Pachecos,Pagará,Passa Vinte,Passagem do Maciambú,Pontal,Praia de Fora,Rio Grande,Sertão do Aririú,Sertão do Campo,Três Barras,Jardim Eldorado,Jardim Eucalyptus eucaliptos,Madrid,Pagani; ;Antônio Carlos SC; Santo Amaro da Imperatriz SC; São Pedro de Alcântara SC; Paulo Lopes SC; Canelinha SC; Tijucas;São João Batista SC;  . .