sábado, 15 de agosto de 2015

A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Baseado no princípio oriental ‘água parada apodrece’ foi criada a ventosaterapia. Ela parte do fundamento de que a resistência contra a doença pode ser alcançada, induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos 14 meridianos ou em nódulos de reação positiva.

 A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Desde séculos passados, os povos mais primitivos já procuravam maneiras de curar doenças. Mesmo sem as facilidades que temos hoje em dia, estes povos conseguiam resultados através de recursos da própria natureza.
Ventosaterapia, utilizada há milhares de anos pela Medicina Chinesa, não é uma técnica exclusiva desta medicina, havendo registo de utilização de ventosas para fins terapêuticos em antigas civilizações como a Egípcia, Grega, em toda a África e nas comunidades índias americanas.

Ventosaterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia, Auriculoterapia em São José (SC )


O QUE É VENTOSATERAPIA?


“Uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele gerando uma pressão negativa interna que aumenta o volume sanguíneo da região.”

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.


PARA QUE SERVE A VENTOSATERAPIA?


A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem.
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA?


Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, ajuda a melhorar:
  •  Desintoxicar o Organismo
  • Lombalgias
  • Tratamentos para dores musculares
  • Dores abdominais
  • Cefaleia
  • Problemas Digestivos
  • Hipertensão Arterial
  • Problemas de pele
  • Reumatismos e nevralgias
A ventosa ajuda a controlar a pressão arterial e a arteriosclerose. Problemas respiratórios como nos casos de bronquite, enfisema ou asma também são tratados com essa terapia. Pode-se utilizar a ventosa ainda para curar febre, tosse, gripes e resfriados, alergias, furúnculos e intoxicações. Deve-se usar ventosa para combater comprometimentos da circulação, cansaço, formigamentos, dormências nos membros superiores e inferiores, dores de cabeça e ondas de calor. Facilita as trocas gasosas e regula o pH sanguíneo, mantendo-o numa faixa de acidez ligeira entre 7,2 a 7,5, aumentando a vida média dos glóbulos vermelhos e limpando os que se encontram degenerados. Trata intoxicação por substâncias químicas, remédios, gases e elimina todas as toxinas. A ventosa pode ser aplicada por cima da agulha, puncionada na pele, ao mesmo tempo, aumentando o valor terapêutico uma da outra. Na Estética, a Ventosaterapia é muito utilizada como na redução de celulite e gordura localizada, através de ativação da circulação sanguínea e linfática, reduzindo a retenção de líquidos no organismo feminino. 

Ventosaterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia, Auriculoterapia em São José (SC )


A estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerada pelas terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças e algias.
A pressão feita pelo terapeuta, em movimentos verticais e circulares, ativa a circulação, diminuindo as dores do corpo.
Geralmente, a ventosaterapia é associada a outros métodos, entre eles, massoterapia.
As ventosas devem ser deixadas no local somente até haver congestão local, geralmente entre 5 e 15 minutos. Podem ser usadas juntamente com a técnica da sangria, pequenas agulhas com pontas triangulares perfuram a pele, as ventosas são usadas para puxar o sangue. Após a aplicação é comum aparecer uma marca púrpura na pele sugada, o que é normal.
A ventosa funciona na verdade como um antibiótico primitivo. Aplicando-se na pele as ventosas produzem uma pressão negativa, capaz de drenar o sangue.
O consumo abusivo de gorduras, carboidratos, proteínas em excesso, remédios alopáticos, inalação de gases tóxicos, produtos químicos usados como conservantes nos alimentos industrializados, agrotóxicos, hormônios, álcool, cigarro, drogas deixam um resíduo tóxico que se deposita dia após dia de consumo enfraquecendo a nossa resistência às doenças.
O sistema das ventosas atua no interior do corpo, incentivando o organismo através de sua própria fisiologia a separar do sangue os resíduos metabólicos e toxinas residuais ativando seu poder natural de cura, lutando contra os elementos que dão condição à instalação da doença.
Durante a sessão, realizada em média por uma hora, são usadas ventosas de vários diâmetros, conforme a região tratada. Para o rosto, por exemplo, sempre são as menores, e assim por diante. Entre as mais conhecidas os modelos coreanas feitos de plástico e os chinesas de vidro com resistência térmica, próprios para serem usadas com fogo.

O princípio terapêutico das ventosas irão equilibrar funções básicas do organismo:


Ventosaterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia, Auriculoterapia em São José (SC )



Equilíbrio Ácido – Base do Sangue –
A saúde está ligada a qualidade do sangue, e o seu pH deve ser mantido entre 7,35 e 7,45 no plasma e nos líquidos corporais.
A ventosaterapia aumenta o fluxo sanguíneo pulmonar facilitando a eliminação de gases tóxicos.
O tampão que mantém o equilíbrio de pH no corpo é o Bicarbonato, e o controle respiratório e o renal que são os responsáveis em excretar os ácidos formados nos processos metabólicos.
Esse equilíbrio ácido base do corpo existe para que o corpo seja capaz de curar as doenças por si mesmo.
O organismo tenta compensar, excretando urina ácida ou alcalina.
Outro mecanismo de controle do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões, onde ele é expirado.

 A função do sangue:
O sangue é responsável por transportar pela hemoglobina o oxigênio e várias substâncias metabólicas e gás carbônico.
Tem função excretora também quando leva aos Rins os produtos finais do metabolismo.
Regula hormônios e mantém a temperatura corporal.
Um metabolismo elevado libera CO2 que com a água do sangue forma íons de hidrogênio diminuindo o pH causando desequilíbrio ácido-básico e dificultando a ligação com o Oxigênio.
O sangue transporta um importante mineral, o Ferro para o processo respiratório de nossas células e a sua deficiência nos leva a anemia.
A ventosa auxilia na circulação sanguínea pelo efeito da pressão negativa.

As trocas gasosas:
A pele do corpo está submetido a uma pressão uniforme. Quando aplicamos o vácuo pelas ventosas, mudamos o valor dessa pressão. Essa diferença de pressão é que é responsável pelo estímulo das funções excretoras e reguladoras. Essa excreção das toxinas e trocas gasosas junto com a espiração da pele é que irá compensar os desequilíbrios de pH.
As glândulas sudoríparas conseguem eliminar através do suor, valores de pH acima de 4,5 a 6,5.
A respiração pulmonar é que mantém o nível ideal de oxigênio no sangue para que se mantenha os valores de pH equilibrados.
As ventosas, pelo mesmo princípio mantém o equilíbrio acido- básico através das trocas gasosas que ocorrem no seu interior com a vantagem de dirigir para o local.
Quando colocamos água no copo da ventosa e logo em seguida provocamos o vácuo na pele observamos a formação de bolhas comprovando a qualidade de trocas gasosas na terapia.

Ventosaterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia, Auriculoterapia em São José (SC )


Efeitos na Microcirculação:
A pressão negativa imposta pelo vácuo das ventosas provoca a dilatação das arteríolas e veias facilitando a difusão do oxigênio ao longo das paredes dos capilares dos tecidos . O forte estímulo tem um papel importante nas doenças que possuem estase sanguínea no sistema microcirculatório.
Essa sucção que produz estímulos dilatando os capilares e vasculares produz também um extravasamento de fluidos do tecido profundo para a superfície da pele se concentrando onde o vácuo é produzido formando uma mancha avermelhada ou arroxeada ou manchas de diferentes tons.
Esta reação diz que o corpo está eliminando os resíduos metabólicos, toxinas, substâncias ácidas ou alcalinas e elemento figurados em desuso.
Essas reações informam o estado do paciente.
Cor muito escura significa doença crônica, necessitando de tratamento mais demorado.
Pouco escura doença mais simples, possuindo rápido estabelecimento.
Cor clara, pouca circulação sanguínea.

Equilíbrio Geral
Aplicar ventosas na área paravertebral para estimular a cadeia paraganglionar simpática dessa região, fazer trocas gasosas com o Pulmão e ativar a circulação sanguínea assim como os seus reflexos dirigidos aos órgãos internos e suas funções.

Tratamento de meridianos:
Os Meridianos são canais por onde passa o fluxo de energia vital Qi.
Quando ocorrem bloqueios ao longo destes canais observamos os desequilíbrios e a penetração dos fatores patogênicos externos, como frio , umidade, calor, vento. A energia se enfraquece , o corpo não se recupera com facilidade,das doenças e elas se tornam crônicas.
Esse tratamento junto com as aplicações em área sistêmicas tem eficiente ação terapêutica acelerando o resultado.
Testa-se os Meridianos através dos pontos de alarme de cada um . Se o ponto estiver sensível o órgão em questão estará em excesso energético.
Se ele não apresenta sensação dolorosa, mas apenas um desconforto o órgão encontra-se em deficiência de energia.
No caso de deficiência devemos tonificar o Meridiano girando a ventosa no sentido horário ou aplicando as ventosas em série respeitando o sentido do Meridiano.
No caso de excesso , devemos sedar o Meridiano girando a ventosa no sentido anti-horário ou aplicando em série contra a corrente do fluxo.
Podemos fazer a tonificação ou sedação nos pontos de assentimento localizados na Bexiga ou no caminho do Meridiano.


ventosaterapia
Ventosaterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia, Auriculoterapia em São José (SC )


Efeito nas Tensões musculares


A ventosa promove a passagem do sangue da corrente sanguínea para a corrente periférica na superfície da pele e a seguir derrama sobre o músculo trazendo oxigênio e nutrientes para a cura da área lesionada pela dilatação dos capilares, ao mesmo tempo na troca gasosa elimina o CO2 do sangue estagnado pela tensão do músculo.
A nadadora chinesa Wang Qun com as marcas da terapia com ventosas
Ventosaterapia - Clínica de Massoterapia, Quiropraxia, Auriculoterapia em São José (SC )

Em alguns casos, esta técnica também é utilizada na estética.


Assim como a técnica é indicada para tratamentos de saúde, também há a indicação da ventosaterapia para tratamentos que estejam relacionados à estética.
Esta é uma técnica que proporciona a limpeza interna do corpo, pois promove a melhora do sistema circulatório (sanguíneo e linfático) e elimina resíduos metabólicos e a toxidade do organismo.
O uso da ventosaterapia para emagrecer também tem sido muito utilizado como alternativa para pessoas que têm medo de agulhas e procuram tratar a ansiedade com a técnica da acupuntura para emagrecer.
A gordura localizada ocorre quando há uma grande quantidade de tecido adiposo em algumas regiões do corpo (geralmente no abdômen, glúteos e quadris).
O tecido adiposo é responsável por armazenar gordura no interior das células.
A ventosaterapia é ótimo para reduzir medidas, pois estimula o próprio organismo a fazer a limpeza interior da circulação e das células, promovendo a desintoxicação do sangue e melhora do sistema circulatório.
A ventosaterapia não deve ser encarado como um método de emagrecimento, pois como vimos no artigo, a técnica atua nos sintomas da ansiedade e serve como um complemento no processo.
Hoje em dia podemos verificar diversos casos em que a ventosaterapia é utilizada para redução de medidas e diminuição da celulite

CONTRAINDICAÇÕES DA VENTOSATERAPIA


Apesar de aparentar ser uma técnica agressiva para o corpo, pois em alguns casos a pele fica com marcas avermelhadas, não há muitas contraindicações da prática da ventosaterapia.
Caso o cliente tenha problemas de pele como micoses, ferimentos recentes, psoríase, cortes e dermatites em geral, aconselha-se não receber a técnica.
Mulheres grávidas e clientes com problemas cardíacos também não é aconselhado o uso desta técnica sem o aval clínico.
Vale lembrar que cada caso é um caso e somente um terapeuta especializado poderá dar o aval se a prática realmente será contraindicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.